O estudo foi executado com base em 29 milhões de testes entre novembro de 2020 e abril de 2021 (Imagem: Pixabay)

Encontrar uma boa operadora de internet móvel não é uma tarefa fácil, são diversos planos com muitas possibilidades, preços e qualidades. Afinal, qual é a melhor internet móvel do Brasil?

A Tutela, empresa independente de dados crowdsourced, responde a pergunta de ouro com estudo divulgado nesta última terça-feira (8).

Segundo a empresa, a Claro lidera o ranking de pontuação como vencedora em 4 de 6 critérios analisados pela consultoria. A operadora ficou a frente nos critérios de excelência na qualidade, velocidade de download, upload e latência.

“A Claro teve as velocidades de download de upload mais rápidas com 18,3 Mbps e 8,83 Mbps, respectivamente. E, por pouco, ficou em primeiro lugar no ranking de rede com maior capacidade de resposta com 17,9 ms”, afirmou a Tutela.

A Claro é a vencedora com melhor desempenho em 4 de 6 critérios (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

A Vivo (VIVT4) empatou com a Claro na consciência da qualidade e venceu de todas as operadoras no quesito cobertura de área. Ou seja, segundo a pesquisa, independentemente de onde o cliente estiver, as chances dele perder a conectividade com a Vivo são remotas. Por isso, a operadora está classificada em segundo lugar.

A Tim (TIMS3) não consegui superar suas rivais e margou no terceiro lugar da pesquisa. Todavia, a Tutela ainda vê pontos positivos para a operadora.

“Os assinantes da TIM passam mais tempo em uma rede 4G do que clientes de qualquer outra operadora no Brasil, com 82,8%”, concluiu a Tutela.

A pesquisa da Tutela foi realizada com base nos testes de internet realizados por seus clientes no próprio aplicativo da companhia. O estudo foi executado com base em 29 milhões de testes entre novembro de 2020 e abril de 2021.

A consultoria OpenSignal publicou seu relatório de experiência de uso em redes móveis e fez um retrato das operadoras nacionais às vésperas da evolução para o 5G. Os destaques do relatório foram as operadoras Claro e TIM, que lideraram as categorias avaliadas pela empresa.

Operadora de Telefonia Móvel Mais Voz – 4G

Rede 5G (DSS) da Claro leva alta velocidade móvel primeiro para São Paulo e Rio
Vivo promete levar 5G via DSS a 8 capitais brasileiras ainda em julho
TIM oferecerá 5G fixo com sistema “self service” em setembro
Os dados foram obtidos entre os dias 1º de março e 29 de maio, a partir de mais de 13 bilhões de medições em 11,5 milhões de aparelhos em todo o Brasil. As informações avaliadas foram escolhidas para representar a experiência dos usuários e, segundo a consultoria, não podem ser comparados com números de outros relatórios.

Vencedores
Claro e TIM tiveram sua classificação geral alterada de “Bom” para “Muito Bom”, enquanto as rivais Oi e Vivo permaneceram como “Bom”. A OpenSignal destacou que a maturidade da rede 4G da TIM — campeã nos quesitos de “disponibilidade 4G” e “experiência de cobertura 4G” — pode garantir uma vantagem na transição para o 5G.

Fonte: MONEYTIMES