Todo empreendedor tem dúvidas. Se essa é a melhor decisão, se seguir por aquele caminho é o mais inteligente, se escalar agora é o momento certo…Mas são raras as vezes que podemos tirar essa dúvida com alguém que já passou por isso. Nessa mentoria, você tem a oportunidade de enviar sua dúvida sobre estratégia e crescimento para ser respondida ao vivo por um dos maiores empreendedores do Brasil. Além de conhecer os bastidores de construção do Grupo Pão de Açúcar, entendendo os elementos que criaram escala e fizeram a companhia tracionar para crescer — a ponto de adquirir a concorrência.

“A gente é vencedor por opção. Escolhemos o que fazemos na vida”

1: Ter um propósito maior que o lucro

“Pense naquilo que você faz além da atividade principal de sua empresa. Você é capaz de fazer algo além do objetivo do lucro? Pense no que vai acontecer se sua empresa deixar de existir. Se ela acabar, outra ocupará o lugar. Mas ocupará mesmo? É o que eu dizia no GPA e procuro fazer na BRF: a concorrência pode copiar tudo que fazemos, mas nunca vai conseguir copiar aquilo que somos. Aí é nosso diferencial. Se fizermos algo além, quando deixarmos de existir, ninguém nunca vai superar aquilo que nós fomos ou somos”

2: Tudo só funciona com as pessoas certas

“Uma gestão eficiente é fundamental para qualquer empresa e gestão se resume em gente e processo, processo e gente”, ou seja, monte boas equipes com competências complementares e nas quais você confie, tenha uma cultura organizacional forte e dê feedbaks frequentes para seu time, assim ele se desenvolverá cada vez mais.

Mais do que isso, é preciso valorizar as pessoas da sua empresa e motivá-las constantemente. “Leve em consideração cada um que trabalha com você e faça com eles se sintam donos do negócio. Integre-os dentro da empresa. Como fazer com que 10 mil pessoas na BRF sintam-se donas? É uma questão de criar cultura.

3: Seja um líder humano

As lideranças são peças fundamentais em negócios vencedores. Serão os líderes que vão puxar o pique da equipe e dar o exemplo. “Eu costumo dizer que líder é aquele homem do terno cinzento – que quase some na multidão, mas é líder, humano, solidário e sabe dividir. Em empresas menores, de até 50 funcionários, ter uma liderança assim faz ainda mais diferença”, explica o empresário.

Mais uma coisa: o líder não tem como saber de tudo, e precisa estar ciente disso. “Esteja pronto para ouvir, aprender, dialogar mais e aceitar a opinião dos outros”.

4: Antecipe-se e tenha equilíbrio

Planejar é muito importante. Como você quer estar daqui 10 anos? O que pretende ter realizado? A dica de Abilio Diniz para o empreendedor é que ele deve colocar um objetivo e seguir em frente, sempre com aquele objetivo em mente.

Além disso, ele frisa que é muito importante, além de ter um objetivo, saber conciliar vida pessoal e particular. “Eu aprendi a conciliar meu papel de gestor, pai, marido, amigo e várias outras atividades profissionais e sociais. Tenha sabedoria para manter tudo em equilíbrio. As pessoas que têm equilíbrio emocional performam melhor”, afirma.

5: Exercite seu corpo, liste prioridades e pratique o autoconhecimento

Corpo são, mente sã. Você já ouviu esse ditado não é mesmo? E é a mais pura verdade. Você não precisa virar maratonista, mas a atividade física te ajuda a relaxar e ser mais focado. O exercício físico também te ajuda a lidar com o estresse.

Além disso, o empresário destaca a importância do empreendedor se conhecer. Um empreendedor que se conhece de verdade consegue definir que atividades deve centralizar, e quais deve delegar. Sabe quais são suas limitações, mas também suas habilidades e pontos fortes nos quais se destaca.

A autoliderança praticada por Abilio Diniz pode ser resumida no “Pratique o autoconhecimento para saber quem está lá dentro de você, porque você se emociona com isso e vibra com aquilo. Assim, você saberá se relacionar melhor com as pessoas com que convive”.